Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua padarias e supermercados em São Cristóvão

21.11.2017 - 17:51
site_1511293904.77.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta terça-feira (21/11), a primeira etapa da Operação Bairro Imperial, na qual foram fiscalizados e autuados cinco supermercados e padarias no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. Os fiscais descartaram 81kg e 440g de alimentos impróprios para o consumo.

Na Padaria Ubaporanga (Rua Bela, 90), além de produtos sem especificação da validade, foram encontrados dois gatos na cozinha. No local também havia pisos quebrados, sujeira e produtos mal armazenados. Os fiscais também constataram a presença de lixeiras sem acionamento automático.

Problemas ligados ao uso de botijões de gás foram encontrados nas padarias Bela Grécia (Rua Bela, 588) e Fonseca Mix (Rua Fonseca Teles, 141). No primeiro estabelecimento havia dois cilindros de gás, mas os responsáveis não apresentaram o certificado do Corpo de Bombeiros autorizando a utilização dos mesmos. Já o segundo tinha sete botijões de gás na cozinha, sendo quatro engatados. Também não foi mostrada aos fiscais a autorização do Corpo de Bombeiros para o uso dos mesmos.

A maior quantidade de alimentos descartados nesta terça-feira estava no Supermercado Campeão, da Rua São Luiz Gonzaga, 308: 33kg e 500g, entre linguiça e farinha de trigo, ambos sem especificação da validade, e lagarto vencido. Já a filial dos Supermercados Extra, localizada no número 122 da mesma rua, foi autuada por usar pallets de madeira nas câmaras. A lei determina que os apoios sejam de material lavável.

 

Balanço da Operação Bairro Imperial:

1 - Supermercado Campeão (Rua São Luiz Gonzaga 308, São Cristóvão): 25kg e 500g de lagarto vencido. Produtos sem especificação da validade: 5 kg de linguiça e 3 kg de farinha de trigo.

2 - Extra (Rua São Luiz Gonzaga, 122, São Cristóvão): Utilização de pallets de madeira nas câmaras.

3 - Padaria Fonseca Mix (Rua Fonseca Teles, 141, São Cristóvão): 2kg e 200g mortadela moída vencida. Produtos sem especificação da validade: 13kg e 600g de frios diversos, 140g de calabresa e 200g de manteiga. Ausências do alvará, do Livro de Reclamações e dos certificados do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água. Piso quebrado e paredes sujas. Foram encontrados 7 botijões de gás na cozinha, sendo 4 engatados, e não foi apresentada autorização do Corpo de Bombeiros para utilização dos mesmos. Os fiscais determinaram a retirada, que foi realizada ainda com os fiscais na loja.

4 - Padaria Bela Grécia (Rua Bela, 588, São Cristóvão): Produtos sem informação da validade: 700g de molho rosé, 800g de frango desfiado, 5kg de creme, 5kg de mistura de queijo e presunto, 3kg e 500g de massa, 1kg de molho e 3kg de queijo. Lixeiras sem tampa na cozinha e na padaria. Ausências do certificado de potabilidade da água e do certificado do Corpo de Bombeiros autorizando o uso de cilindros de gás (havia 2 no local). Os fiscais deram um prazo de 24 horas para a apresentação.

5 - Padaria Ubaporanga (Rua Bela, 90, São Cristóvão): Produtos sem especificação da validade: 3kg de presunto, 1kg de pernil, 300g de creme de maracujá, 2kg e 500g de linguiça, 3kg de frango desfiado temperado, 2kg de coxinha de frango, 700g de quindim e 300g de creme. Presença de 2 gatos na cozinha. Lixeiras sem acionamento automático. Pisos quebrados, sujeira e produtos mal armazenados na cozinha. Ausências dos certificados de potabilidade da água, de dedetização e do Corpo de Bombeiros.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil