Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual interdita cozinha de padaria no Recreio dos Bandeirantes

20.09.2017 - 17:00
site_1505937519.9.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta quarta-feira (20/09), uma nova etapa da Operação Secos e Molhados, desta vez fiscalizando supermercados e padarias nos bairros de Pilares, Abolição, Piedade e Recreio. Dos sete estabelecimentos vistoriados, seis foram autuados. Em um deles, a Padaria Lisboeta (Avenida Genaro de Carvalho, 40, Recreio), os fiscais também interditaram a cozinha e dois bicos de gás.

A cozinha da padaria apresentava diversas irregularidades, como lixeira sem acionamento por pedal, rachaduras no chão e nas paredes, fiação exposta, sujeira e janelas sem tela, além de baratas e isca para ratos próxima ao fogão. No local também foram descartados 13kg e 132g de alimentos impróprios para o consumo, como salgados, frango assado, frios e doce de leite. Os bicos do fogão foram interditados porque o estabelecimento usava botijões de gás em vez de cilindros e o Corpo de Bombeiros havia autorizado somente o uso de gás encanado no local.

Já no supermercado Intercontinental (Avenida João Ribeiro, 36, loja 40, Pilares) foram descartados 5kg de fígado sem especificação da validade que estava em contato com uma esponja suja. Além disso, havia ferrugem na prateleira da câmara de carnes, na porta da câmara de congelados e na parede da câmara de salgados. A ação desta quarta-feira resultou em um descarte total de 78kg e 552g de alimentos impróprios para o consumo.

O único estabelecimento no qual não foram encontradas irregularidades foi o Supermarket da Rua João Ribeiro, 124, em Pilares.

 

Balanço da Operação Secos e Molhados:

1 - Supermercado Intercontinental (Avenida João Ribeiro, 36, loja 40, Pilares): 5kg de fígado sem especificação da validade e em contato com esponja suja. Câmara de carne com prateleira enferrujada. Porta da câmara de congelados enferrujada. Portal sem azulejo e com aparência de mofo. Câmara de salgados com ferrugem na parede.

2 - Supermercado Campeão (Avenida Dom Hélder Câmara, 7.384 a 7.392, Abolição): 4 unidades (760g cada) de salame vencido. 380g de salame vencidos em 19/09/2017 e reetiquetado com nova validade, até 22/09/2017. Piso quebrado na câmara de congelados. Ausência de caixa especial para portadores de deficiência com largura de 90cm.

3 - Padaria Lisboeta (Avenida Genaro de Carvalho, 40, Recreio): Produtos sem especificação da validade: 1kg e 200g de salgados diversos congelados e mal armazenados, 500g de frango assado, 600g de creme de confeiteiro, 1kg e 332g de mortadela moída, 300g de frango desfiado, 4kg de doce de leite mal armazenado e 5kg e 200g de frios. Lixeira sem pedal. Chão e parede rachados. Fiação exposta. Sujeira. Janelas sem tela. Presença de baratas. Isca para ratos próxima ao fogão. Ausências dos certificados de potabilidade da água e do Corpo de Bombeiros. Cozinha interditada. Dois botijões de gás engatados. Bicos interditados.

4 - Vaspão (Rua Ministro Aliomar Baleeiros, 645, Recreio): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

5 - Supermercado Guanabara (Avenida Dom Hélder Câmara, 8.403, Piedade): Produtos vencidos na câmara de resfriados de carnes: 34kg e 890g de pernil temperado e 22kg e 120g de sobrepaleta temperada.

6 - Panificadora Divino Pão (Avenida das Américas, 15.000, Recreio): Ausências dos certificados do Corpo de Bombeiros, de potabilidade da água e de dedetização. Lixeira sem tampa.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil