Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua cinco estabelecimentos da Central do Brasil

26.07.2017 - 16:34
20170726_100407site_1501097675.04.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta quarta-feira (26/07), uma nova etapa da Operação Trem das Onze, que teve o objetivo de vistoriar estabelecimentos da Central do Brasil. Foram fiscalizados seis estabelecimentos e apenas um não foi autuado.

No Supermercado Premium a fiscalização descartou 4kg de doce de leite sem especificação do prazo de validade. Na câmara congelada, os pallets (suportes para caixas) eram de madeira (a legislação determina que sejam de material lavável) e havia prateleiras enferrujadas. Os fiscais deram o prazo de 15 dias para a melhoria das condições de higiene, armazenagem e adequação das câmaras refrigeradas, sob pena de interdição. Os certificados de dedetização e o de potabilidade da água estavam vencidos. O supermercado não disponibilizava um caixa preferencial. Além disso, o estabelecimento não apresentou o cartaz do Disque 151, o informativo do Livro de Reclamações e o que indica a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

Na loja de biscoitos Maria Fumaça, os certificados de potabilidade da água e o de dedetização estavam vencidos. A loja não apresentou o certificado do Corpo de Bombeiros e não estavam disponíveis no estabelecimento o Livro de Reclamações, um exemplar do Código de Defesa do Consumidor e o cartaz do Disque 151.

A loja O Boticário estava sem o alvará e o certificado do Corpo de Bombeiros. No Café Expresso da Central, havia ausência do cartaz do Disque 151 e do cartaz informando sobre o Livro de Reclamações. A pastelaria O Reizinho também não apresentou o certificado do Corpo de Bombeiros. A Estação dos Doces foi o único estabelecimento vistoriado no qual nãoforam encontradas irregularidades.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil