Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua quatro supermercados na Zona Norte do Rio

25.05.2017 - 15:36
20170525_110313EDT_1495737408.21.jpg

O Procon Estadual realizou mais uma ação da Operação Secos e Molhados nesta quinta-feira (25/05). Os fiscais vistoriaram quatro supermercados na Zona Norte do Rio: uma filial do Intercontinental, uma do Extra e outra do Prezunic em Vista Alegre, e uma filial do Mundial em Irajá. Todos foram autuados e cerca de 45kg de produtos foram descartados.

No Intercontinental, Estrada da Água Grande, 807, os fiscais deram o prazo de 15 dias para reparo nas portas e teto das câmaras de carne que estavam com ferrugem e encontraram 2kg de doce de leite sem especificação de validade na câmara de laticínios. O mercado não disponibilizava balanças de precisão, exibia cartaz que limitava a quantidade de produtos ofertados e armazenava 18kg de margarina à temperatura de 20 graus, quando a temperatura indicada pelo fabricante é de 0 a 16 graus Celcius. Foi flagrado que 7kg e 330g de mortadela estavam expostos à venda com validade adulterada. Como ainda não estavam vencidos, os fiscais determinaram a etiquetagem com a data correta imediatamente.

No Extra localizado na Estrada da Água Grande, 713, os fiscais encontraram ferrugem no teto da câmara de laticínios e também deram o prazo de 15 dias para reparo. Além disso, havia cinco pacotes de queijo brie de 140g cada vencidos. Outras irregularidades constatadas foram a limitação de quantidade nas vendas de produtos em promoção, placa informando que o mercado não se responsabiliza por objetos pessoais, ausência de balança de precisão disponível aos consumidores e não foi apresentado aos fiscais o certificado do Corpo de Bombeiros.

Já a filial do Prezunic da Avenida Braz de Pina, 1.952, contava com 16kg e 400g de linguiça calabresa expostos à venda na área de salgados com a data de validade vencida. O mercado não disponibilizava balanças de precisão. No Mundial localizado na Rua Monsenhor Felix, 1.180, os fiscais deram o prazo de 15 dias para reparo no teto da câmara de laticínios que estava com bolor.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil