Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual descarta 110kg de alimentos impróprios em filial da Rede Economia de Niterói

24.05.2017 - 17:37
Sem_título_1495658241.09.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta quarta-feira (24/05), uma fiscalização com o objetivo de vistoriar quatro estabelecimentos comerciais de Niterói. Três deles – Soberano Carnes e duas filais da rede de fast-foods Subway – foram realizadas a pedido do Ministério Público Estadual. Todos os estabelecimentos vistoriados foram autuados. No total, a fiscalização descartou 133kg e 300g de alimentos impróprios para o consumo.

Os fiscais retornaram na filial do Rede Economia, localizada na Estrada Washington Luís, 01, Largo da Batalha, onde estiveram no final de março. Na ocasião os fiscais determinaram que o estabelecimento deveria sanar diversas irregularidades encontradas em uma das câmaras frigorificas. Ao retornar para verificar se a determinação foi cumprida, os fiscais descartaram 109kg e 700g de alimentos sem especificação do prazo da validade, entre eles: 65kg de peito de frango, 20kg de carré, 19kg de pé de galinha, 3kg de recheio de torta e 2kg e 700g de tremoços. Dois litros de leite e 600g de queijo também foram descartados por estarem vencidos. A fiscalização identificou que a maioria das irregularidades identificadas antes foram solucionadas, mas nas câmaras ainda haviam ganchos enferrujados e um novo problema foi identificado: as portas estavam sem vedação. Na câmara de salgados havia goteira e bolor no teto. Os fiscais deram o prazo de 24h para o problema da vedação e 15 dias para sanar as irregularidades da câmara de salgados. A área de manipulação de carnes também apresentava bolor no teto, infiltração, lixo no chão, goteiras e moscas. A fiscalização deu o prazo de 15 dias para o reparo. Na área da padaria havia duas lixeiras sem acionamento por pedal.

No Soberano Carnes, localizado na Avenida Visconde do Rio Branco, 225, Centro, os fiscais descartaram 13kg de garganta e 10kg de linguiça vencidos. Linguiças e salsichas estavam expostas à venda com manipulação direta pelo cliente e com a data de validade diferente da informada pelo fabricante. Na câmara frigorífica haviam rachaduras no chão com acúmulo de água e bolor na parede. A fiscalização deu o prazo de 15 dias para sanar as irregularidades. O Livro de Reclamações não estava autenticado pelo Procon-RJ e o alvará não foi apresentado. Os fiscais deram o prazo de 15 dias para a apresentação dele na sede da autarquia.

Já no Subway, localizado na Rua Gavião Peixoto, 31, Icaraí, não foram apresentados aos fiscais o certificado do Corpo de Bombeiros e nem o Livro de Reclamações. Em outra filial da mesma rede, localizada na Estrada Francisco da Cruz Nunes, 9.000, Itaipu, não foi apresentado o certificado atualizado de potabilidade da água.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil