Recall: Volkswagen Jetta, Jetta Variant e Eos
29.03.2017 - 17:01
A Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda., abriu campanha de chamamento dos veículos Volkswagen Jetta, Jetta Variant e Eos em razão da possibilidade de não funcionamento do sistema antitravamento dos freios (ABS) e do controle eletrônico de estabilidade,com aumento dos riscos de perda de controle do veículo.
De acordo com as informações prestadas pela Volkswagen, a Campanha de Chamamento, com início em 07 de março 2017, abrange 7.182 (sete mil, cento e oitenta e dois) automóveis, fabricados entre 23 de outubro de 2007 e 02 de junho de 2010, e colocados no mercado de consumo com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre o intervalo 8M068431 a AM137661, para o modelo Jetta, ano/modelo2008 a 2010; 8M252222 a AM695965, para o Jetta Variant, ano/modelo 2008 a 2010; e 9V001044 a9V021237, para o modelo Eos, ano/modelo 2009. Os veículos estão distribuídos da seguinte forma pelos estados da Federação:
Acre - 3
Alagoas - 14
Amazonas - 12
Amapá - 5
Bahia - 32
Ceará - 16
Distrito Federal - 161
Espírito Santo - 47
Goiás - 92
Maranhão - 8
Minas Gerais - 268
Mato Grosso do Sul - 23
Mato Grosso - 9
Pará - 17
Paraíba - 19
Pernambuco - 19
Piauí - 6
Paraná - 587
Rio de Janeiro - 311
Rio Grande do Norte - 8
Rondônia - 4
Roraima - 1
Rio Grande do Sul - 377
Santa Catarina - 276
Sergipe - 19
São Paulo - 4.817
Tocantins - 3
Total: 7.182
Em relação ao defeito que envolve os veículos, a Volkswagen informou que "foi constatada a possibilidade de falha do sistema ABS durante sua ativação, com perda da função antitravamento dos freios e/ou controle eletrônico de estabilidade?s".
Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, declarou que "o não funcionamento do sistema antitravamento dos freios (ABS) e/ou controle eletrônico de estabilidade aumenta os riscos de perda de controle e de acidentes, podendo causar danos físicos e materiais aos ocupantes e/ou terceiros".
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.