Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua seis estabelecimentos na Tijuca e no Maracanã

21.02.2017 - 17:24
Center_China_01edt_1487708646.98.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta terça-feira (21/02), uma nova ação da Operação Esquentando os Tamborins, desta vez fiscalizando estabelecimentos da Tijuca e do Maracanã. Foram vistoriados sete estabelecimentos. Apenas um deles não foi autuado. A fiscalização descartou 9kg e 300g de alimentos impróprios para o consumo. A operação tem o objetivo de fiscalizar estabelecimentos nas áreas em que vão circular alguns dos principais blocos de carnaval de rua da cidade do Rio.

No Center China, localizado na Praça Varnhagem, 15 Lj. A, Tijuca, a fiscalização lacrou e determinou a retirada, por pessoa qualificada, de quatro botijões de GLP que estavam no interior do estabelecimento, contrariando o laudo de exigências do Corpo de Bombeiros. Ainda no estabelecimento, foram descartados 2kg e 900g de bolinho de bacalhau vencido e 1kg e 400g de empanado de queijo sem especificação da data de validade. O restaurante não apresentou o certificado de dedetização.

Durante a operação, a fiscalização descartou 5 litros e 925ml de bebidas impróprias para o consumo. No Universo da Cerveja, localizado na Rua Almirante João Candido Brasil, 134, Maracanã, foram descartados 3 litros e 500ml de refrigerante vencido. O local não possuía um exemplar do Livro de Reclamações, como determina a Lei. Já no Bar e Grill Deliccie, (Praça Varnhagem, 15, Lj. B, Tijuca) 1 litro e 775ml de bebidas estavam vencidas e uma garrafa de cerveja escura (375 ml) estava sem especificação da sua data de vencimento. O certificado de dedetização do estabelecimento estava desatualizado.

No Galeto Mania, localizado na Praça Varnhagem, 09, Tijuca, a fiscalização descartou os seguintes produtos fora da validade: 4kg de pastel de calabresa, 600g de massa para pastel e 400g de bolinho de aipim. O certificado de potabilidade de água estava desatualizado.

Na Adega Villas Boas, localizada na Rua Santa Luiza, 486, Tijuca, a fiscalização deu o prazo de 30 dias para a troca dos ralos que não eram sifonados e a adequação das lixeiras que estavam sem tampa. Foi constatado a ausência do certificado atualizados de dedetização e de potabilidade da água. O Vikings, localizado na Rua Almirante João Cândido, 86, Tijuca, apresentou o laudo de exigências sem o certificado do Corpo de Bombeiros.

Não foram encontradas irregularidades no Garoto da Tijuca, localizado na Praça Varnhagem, 05.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil