Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua quatro estabelecimentos em São Conrado e Copacabana

16.02.2017 - 12:58
site_1487257073.11.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta quarta-feira (15/02), uma nova ação da Operação Esquentando os Tamborins, desta vez em São Conrado e Copacabana. A fiscalização visitou sete estabelecimentos e autuou quatro. A operação tem o objetivo de fiscalizar estabelecimentos nas áreas em que vão circular alguns dos principais blocos de carnaval de rua da cidade do Rio.

Na filial do Supermarket, localizado na Avenida Niemeyer, 756, em São Conrado, os fiscais descartaram 4kg e 550g de produtos impróprios para o consumo. Entre eles estavam 3kg e 500g de muçarela ralada e 300g de champignon, ambos sem especificação da data de validade, além de 750g de muçarela de búfala ralada vencida. A câmara frigorífica de carne estava com buraco na parede, no chão e em cima da porta. Além disso, uma parede da câmara estava com fissuras e a porta sem vedação. Foi dado o prazo de 15 dias para o reparo. A câmara de laticínios também apresentou irregularidades, com ferrugem nas prateleiras e buracos no chão. Dado o prazo de 15 dias para a regularização. No estabelecimento os fiscais constataram cartazes informando que o mercado não se responsabilizava pelos objetos deixados na recepção e limitando a quantidade de produtos na promoção que podem ser adquiridos por pessoa. No mercado não contava o cartaz do Disque 151 (telefone do Procon-RJ para denúncias e dúvidas do consumidor) e balança de precisão.

No Garota de Copacabana, localizado na Avenida Atlântica, 3.744, os fiscais descartaram 50 litros de chopp vencido. O estabelecimento não apresentou os cartazes do Disque 151; do Disque 180 (telefone de denúncia de violência contra mulheres) e o que informa da oferta gratuita de água potável aos clientes. Também não havia o certificado do Corpo de Bombeiros, nem o Livro de Reclamações.

O Buda Sushi, localizado na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 1.417, não tinha o certificado de dedetização. E o La Trattoria, localizado na Rua Fernando Mendes, 7, Copacabana, não apresentou o certificado do Corpo de Bombeiros.

Não foram encontradas irregularidades no Mee (Avenida Atlântica, 1.702, Copacabana), Palace (Rua Rodolfo Dantas, 16, Copacabana) e no Amir (Rua Ronald de Carvalho, 55, Copacabana).
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil