Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua nove estabelecimentos em São Gonçalo nesta terça-feira

27.09.2016 - 17:25
20160927_111538edt_1475007896.57.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Governo, realizou, nesta terça-feira (27/09), uma fiscalização em padarias, supermercados e restaurantes de São Gonçalo. Na ação da Operação Zizinho todos os nove estabelecimentos vistoriados foram autuados. Foram descartados 205kg e 630g de alimentos impróprios ao consumo.

No restaurante Salvatori, localizado no número 61 da rua de mesmo nome, os fiscais encontraram problemas estruturais na cozinha e na câmara frigorífica,além de muita sujeira. Os reparos deverão ser realizados em até 15 dias. No local não havia cartazes informativos sobre o Disque 180 (telefone de denúncia de violência contra a mulher), do Disque 151 (telefone do Procon Estadual para denúncias e tirar dúvidas do consumidor) e sobre a disponibilidade de água gratuita. Também não haviacardápio em braile, exemplar do Livro de Reclamações, manual de boas práticasda Anvisanem certificado do Corpo de Bombeiros. O certificado de potabilidade da águanão foi apresentado e os fiscais deramo prazo de 24 horas para limpeza dos reservatórios de água e até 15 dias para apresentar a comprovação e o certificado no Procon-RJ. Foram descartados 33kg de produtos sem especificação entre queijos, pizzas, aparas de carne,chocolate em barra, maionese, molho de tomate, ervilha, molho tártaro, alcaparras e peixe.

Os restaurantes Roger Pizzaria, localizado na Av. Presidente Kennedy, 7; e Estação dos Sabores, na Rua Jaime Figueiredo, 1389, tiveram seus botijões de gás lacrados por segurança, pois, segundo o certificado do Corpo de Bombeiros fornecido para o estabelecimento, não era permitida a utilização de gás nesses locais. Além disso, ambos armazenavam produtos impróprios ao consumo e não apresentaram o certificado de potabilidade da água. Os fiscais deramo prazo de 24 horas para limpeza dos reservatórios de água e o certificadodeverá ser entregue no Procon Estadual em até 15 dias.

Nascido em São Gonçalo, Zizinho foi atacante do Flamengo, onde participou da equipe que venceu o primeiro tricampeonato estadual do clube e foi seu maior ídolo até a chegada de Zico. Participou da seleção brasileira durante a lendária Copa do Mundo de 1950, quando foi eleito o melhor jogador da competição.

Balanço da Operação Zizinho

1 - Estação dos Sabores (Rua Jaime Figueiredo, 1389 - São Gonçalo): Produtos vencidos: 330g de Pão tipo tortilha; 500ml de água saborizada;10 garrafas (600ml cada) de refrigerante. Produtos sem especificação: 2kg e 6kg de queijo; 1kg e 700g de mortadela;1kg e 200g de aparas de frios; 1kg e 300g de requeijão cremoso. Ausência de Disque 180, cartaz informativo sobre a disponibilidade de água gratuita, Livro de Reclamações, certificado de potabilidade da águaecertificado do Corpo de Bombeiros. Encontrados na área de produção dois botijões conectados e três botijões armazenados. Bicos de saída de gás interditados e determinada a retirada dos mesmos por pessoa capacitada.

2 - Rodo Grill (Rua Dr. Feliciano Sodré, 115- São Gonçalo): Ausência do cardápio em braile. Ausência do manual de boas práticas. Ausência do certificado de potabilidade da agua. Dado o prazo de 24 horas para limpeza dos reservatórios e 15 dias apresentação do certificado. Sem especificação: 4kg de frios, 2Kg de frango, 1Kg de mousse, 500g de camarão, 500g de presunto. Vencidos: 500g de banha.

3 - Big box (Est Almirante Penabomo, 28 - São Gonçalo): Havia 8kg e 460g de carne já moída. Sem especificação:2kg e 400g de presunto. Vencidos:540g de carne suína; 17kg e 600g de presunto, 10kg e 500g de mortadela. Ficam determinados reparos nas Câmaras refrigeradas e frigoríficas. Armários de descanso de pão estavam enferrujados. Ausência de certificado de dedetização. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

4 - Porção Mágica(Rua Doutor Nilo Peçanha, 53 - loja 02 - São Gonçalo): Produtos com data de validade expirada: 1kg e 400g de bolinho de bacalhau; 500g de bolinho de bacalhau. Produtos sem especificação:1kg e 500g de recheio de frango. Ausência de Disque 180, cartaz informativo sobre a disponibilidade de água gratuita, certificado de potabilidade da águaecertificado do Corpo de Bombeiros. Certificado de dedetização vencido em 26/08/16.

5 - Salvatori (Rua Salvatori, 61, loja. São Gonçalo): Ausência de Disque 180, cartaz informativo sobre a disponibilidade de água gratuita, Livro de Reclamações, certificado de potabilidade da águaecertificado do Corpo de Bombeiros, cartaz do Disque 151, manual de boas práticasda ANVISA, cardápio em braile. Dado o prazo de 24 horas para limpeza dos reservatórios e 15 dias apresentação do certificado. Problemas na cozinha: ralo aberto, acúmulo de gordura nas paredes, pisos e azulejos quebrados, máquina de moer com ferrugem e sujeira. Determinada limpeza imediata e dado prazo de 15 dias para reparos na cozinha. Câmara frigorífica: ferrugem, batente da porta com ferrugem, ventilador da refrigeração com oxidação e ferrugem, prateleiras enferrujadas. Prazo de 15 dias para melhorias. Produtos sem especificação: 4kg e 200g queijos, 6kg e 600g de pizzas, 5kg e 300g de apara de carne,1kg e 200g de chocolate em barra, 2kg e 600g de maionese,2kg e 600g de molho de tomate, 700 g de ervilha, 400 g de molho tártaro,400 g de alcaparras, 8 kg de peixe.

6 - Rede Economia (Av. Presidente Roosevelt, 1460 - São Gonçalo): Vencidos: 33kg e 100g de linguiça. Determinada a limpeza de câmaras e padaria, conserto de piso das câmaras e substituição dos tendais da câmara de carnes. Ausência Alvará de funcionamento. Ausência Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência Certificado de Dedetização. Ausência do Certificado de Potabilidade da Água.

7 - Chef Chantilly (Av. Pres. Kennedy, 407 - São Gonçalo): Produtos vencidos:5 latas (350ml) de refrigerantes. Reclamações registradas no Livro de Reclamações não enviadas no prazo legal. Ausência do certificado de potabilidade da água.

8 - Costa Azul (Av. Presidente Roosevelt, 930 - São Gonçalo): Havia 49kg de carne previamente moída fracionada exposta à venda. Salgados e frios expostos à manipulação do cliente.

9 - Roger Pizzaria (Av. Presidente Kennedy, 07 - São Gonçalo): Ausência do Livro de reclamações. Ausência do Certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização. Ausência de cartaz informando sobre fornecimento de água potável gratuita. Ausência do cartaz do Disque 180, do cardápio em braile e do manual de boas práticas da ANVISA. Para dedetização e potabilidade da água, dado prazo de 24 para realização dos serviços e até 15 dias para apresentação dos certificados. Produtos sem especificação: 16 kg de lasanha, 4 kg de frios, 2 kg de salgadinhos variados,1 kg de tomate mofado. O laudo de exigência do Corpo de Bombeiros não aprova utilização de gás combustível, seja sob forma de cilindros ou canalizado de rua. Todos os cinco bicos de saída de gás permanecerão interditados até que documento que permita o uso seja apresentado. Produtos vencidos no estoque: 1 kg feijão preto, 12 kg de sal italiano.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil