Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual interdita câmaras resfriadas de filial do Supermarket em Niterói

22.07.2016 - 17:40
20160722_105734edt2_1469219993.78.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Governo, autuou, nesta sexta-feira (22/07), nove de 10 estabelecimentos vistoriados na Operação Mutley,que tem foco nas Olímpiadas. O objetivo dessa nova etapa foi fiscalizar supermercados e hotéis de Niterói e restaurantes no Centro do Rio. Mais de 60 quilos de alimentos foram descartados.

No Supermarket, localizado na Estrada General Castro Guimarães, 771A, no Largo da Batalha, em Niterói, os fiscais encontraram carne de porco vencida; linguiças, salsichões e mortadelas com prazo de validade superior ao indicado pelo fornecedor; ehavia quatro lixeiras sem acionamento por pedalna área de preparo da padaria ena ilha de frios. As câmaras resfriadas da padaria tinham bolor nas paredes e suas prateleiras estavam com ferrugem. As câmaras do açougue estavam com paredes descascadas, presença de bolor e os seus palets eram de madeira, contariamndo as normas do setor. Todas foram interditadas até que as irregularidades sejam sanadas e reavaliadas pelo Procon-RJ. Não foi apresentado o certificado de potabilidade da água, que deverá ser levado a autarquia em até 15 dias. Pela ausência do certificado, os fiscais deram o prazo de 24 horas para limpeza do reservatório de água.

Somente no restaurante Estação Gourmet, localizado na Av. Presidente Vargas, 962, no Centro do Rio, foram encontrados, sem especificação do prazo de vencimento, 20kg de filé de frango armazenado em uma geladeira inoperante,10kg de queijos na geladeira em funcionamento e 3kg de bacalhau e 400g de lagarto redondo no freezer. Havia na cozinha 3kg de mostarda escura com data de validade expirada. O ralo não era sifonado, o pedal para abrir a lixeira não funcionava e o piso estava quebrado. O certificado do Corpo de Bombeiros não foi apresentado aos fiscais.

Não foram encontradas irregularidades no Max Grill,localizado naRua Teófilo Otoni, 52, no Centro.

Balanço da Operação Mutley

1 - H Niterói Hotel (Rua Paulo Alves, 14 – Ingá): Ausência de cartaz informativo sobre exploração sexual de crianças e adolescentes. Ausência de informe de crimes e penas sobre exploração sexual. Não disponibilizam preservativos. Ausência de folhetos de prevenção de doenças sexuais. Ausência de placa sobre combate da violência contra mulher. Ausência de cartaz "diga não ao turismo sexual".

2 – Hachiko (Tv. Do Paço, 10 – Centro): Vencido:900g de espetinho de salmão e 500g de espetinho de lula. Ausência do certificado de potabilidade da água. Prazo de 24 horas para limpeza do reservatório e de 15 dias para entrega do certificado. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Disque 151.

3 - Supermarket (Est. General Castro Guimarães, 771A, lote 08 - Niterói): Produto vencido: 840g de carne de porco. Na ilha de frios e na área de preparo da padaria foram constatadas quatro lixeiras sem acionamento por pedal. Na área de vendas foi constatado produtos sendo vendidos com prazo de validade superior ao indicado pelo fornecedor, tais como: linguiça, salsicha e mortadela. Os produtos foram retirados para imediata adequação. Foram interditadas as câmaras resfriadas da padaria (presença de bolor nas paredes e prateleiras com ferrugem) e do açougue (parede descascadas, presença de bolor e palets de madeira) até que as irregularidades sejam sanadas e comprovadas. Ausência do certificado de potabilidade da água. Prazo de 24 horas para limpeza do reservatório e de 15 dias para entrega do certificado.

4 - Estação gourmet(Av. Presidente Vargas, 962 – Centro): Produto encontrado sem especificação, armazenado na geladeira inoperante: 20 kg de filé de frango. Na geladeira da cozinha, sem especificação: 10 kg de queijos e no freezer: 3 kg de bacalhau e 400g de lagarto redondo. Produto com data de validade expirada encontrado na cozinha: 3 kg de mostarda escura. Ralo da cozinha sem ser sifonado, lixeira com acionamento do pedal inoperante, piso quebrado. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

5 - Crystal(Rua da Assembleia. 11 – Centro): Produtos sem informação: 3kg de pão árabee4kg e 300g de carne. Ausência de certificado de potabilidade da água. Prazo de 24 horas para limpeza do reservatório e de 15 dias para entrega do certificado.

6 - Rede Economia(Estrada Washington Luís, 1–Niterói): Produtos expostos a venda com validade superior a do fabricante: salsicha, salsichão e frios. Área do açouguecom piso quebrado, teto descascando e ralo quebrado: prazo de 15 dias para conserto, sob pena de interdição. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de certificado de potabilidade da água. Prazo de 24 horas para limpeza do reservatório e de 15 dias para entrega do certificado. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

7 – Costelo (Rua do Rosário, 155 – Centro): Produtos sem especificação: 2kg e 300g de bolinho de bacalhau; 7kg e 400g de feijão; 2kg e 600g de molho ceasar; 1kg e 900g de salmão. Registro no Livro de Reclamações não enviado. Ausência do certificado de dedetização.

8 - Yakissoba Mix (Rua Uruguaiana, 147 – Centro): Produto sem especificação: 2 kg de frango; 2kg e 500g de feijão preparado; 500 g de açaí. Ausência certificado de dedetização, certificado do Corpo de Bombeiros e de certificado de potabilidade da água. Prazo de 24 horas para limpeza do reservatório e de 15 dias para entrega do certificado.

9 - Batata Doce (Rua Teófilo Otoni, 104 – Centro): Ausência certificado de dedetização, certificado do Corpo de Bombeiros e de certificado de potabilidade da água. Prazo de 24 horas para limpeza do reservatório e de 15 dias para entrega do certificado. Alvará de funcionamento provisório vencido em 2013. Ausência do definitivo.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil