Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 25 estabelecimentos em shoppings do Rio e Niterói

20.04.2016 - 19:59
20160420_124932edt_A_1461193062.5.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, nesta quarta-feira (20/04), a Operação Magali, que fiscalizou praças de alimentação de shoppings do Rio.Os fiscais verificaram 55 estabelecimentos de quatro shoppings: Jardim Guadalupe, Recreio, Boulevard Rio, na cidade do Rio, e Itaipu Multicenter, em Niterói. Foram autuadas 26 lojas e a padaria do Supermercado Extra, localizada no Multicenter, foi interditada devido a presença de baratas. Foram descartados 12kg e 700g de alimentos impróprios ao consumo e 165 litros de chope vencidos.

Durante as fiscalizações nos bares e restaurantes do shopping Itaipu Multicenter, funcionários e proprietários de outros estabelecimentos denunciaram que no Supermercado Extra havia a presença baratas. O fato foi comprovado pelos fiscais. Eles encontraram baratas nos caixas e na padaria, que foi interditada.

Onze estabelecimentos deverão apresentar o certificado do Corpo de Bombeiros em até 15 dias na sede do Procon Estadual. Um deles é o restaurante O Rei Do Bacalhau, do shopping Boulevard Rio, do bairro Vila Isabel. Nele, os fiscais também não encontraram o cartaz sobre o fornecimento gratuito de água potável e verificaram que 500g de batata baroa estavam vencidos. Além disso, 400g de carne seca, 500g de camarão e 200g de bacon estavam sem especificação do prazo de validade. Os fiscais encontraram 3kg de brócolis mal acondicionados e descongelando, com água e mau cheiro. Eles constataram também a necessidade de melhoria das condições de higiene e dos pisos da cozinha. As geladeiras onde eram armazenados alimentos estavam defeituosas e com ferrugem, e o fogão estava sujo. Devido à ausência do certificado de dedetização, os fiscais determinaram a comprovação da sua realização em um prazo de 24 horas junto à Autarquia.

Estabelecimentos em que não foram encontradas irregularidades no Shopping Boulevard Rio: Subway; Casa da Empada; Koni; Bob's; Spoleto; Giraffas; Vivendas do Camarão; Sass Comida a Quilo; Yakisoba Mix; Steak Express; Batata Inglesa; Billy The Grill e Ice Mellow Sorvetes. No Shopping Itaipu Multicenter: Via Venus; Spoleto; Margharitita Pizzaria; Subway e Zia Gastronomia. No Jardim Guadalupe: Bob´s; Mc Donald’s; Spoleto; Maneco Com Jaleco; Lecadô e Subway. E no Recreio Shopping: Crepelocks; Spoleto; Benkei; Koni e West Grill.

O nome da operação é uma referência a Magali, personagem dos quadrinhos da Turma da Mônica, conhecida pelo seu grande apetite.

Balanço da Operação Magali:

1 - Sabores Restaurante (Shopping Itaipu Multicenter): Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação. Livro de Reclamações não autenticado.

2 - Casa do Pão de Queijo (Boulevard Rio): Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência de cartaz da gratuidade de água potável e filtrada. Ausência de Livro de Reclamações.

3 - Subway (Shopping Recreio): Encontrados 240g de molhos; 500g de costelinha; 500g de frango teriyaki; 500g de salame; 500g de pepperoni; 500g de queijos; 500g de bacon; 500g de peito de peru; 500g de presunto; 500g de cream cheese, todos vencidos.

4 - La Mole (Boulevard Rio): Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação.

5 - Pizza Point (Jardim Guadalupe): Encontrados 20 litros de chope vencido em barril de 50 litros. Ausência de Livro de Reclamações.

6 – Patroni (Jardim Guadalupe): Ausência de Livro de Reclamações.

7 - Vizinhando Espeteria (Boulevard Rio): Encontrados vencidos 25 litros chope em barril de 50 litros e sem especificação de validade 80 litros de chope em 2 barris de 50 litros, sendo um deles conectado. Ausência do cartaz de fornecimento de água gratuita. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação.

8 - La Mole (Recreio Shopping): Ausência de certificado de potabilidade da água, prazo de 15 dias para apresentação e determinada a limpeza imediata. Livro de reclamações não autenticado.

9 - Mc Donald's (Boulevard Rio): Livro de Reclamações não autenticado. Registro não remetido ao Procon datado de 01/11/15.

10 - Balada Mix (Recreio Shopping): Alvará proíbe armazenamento de produtos no local, mas o mesmo possui estoque seco. Prazo de 15 dias para apresentar o certificado de potabilidade da água e dedetização.

11 - O Rei Do Bacalhau (Boulevard Rio): Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação. Ausência do cartaz fornecimento de água gratuita. Estavam vencidos 500g de batata baroa. Sem especificação: 400g de carne seca, 500g de camarão e 200g de bacon. Mal acondicionados: 3 kg de brócolis descongelando com água e cheiro ruim. Necessidade de melhoria das condições de higiene cozinha piso superior e inferior. Geladeiras com partes defeituosas e com ferrugem armazenando alimentos. Fogão sujo (limpeza imediata). Ausência do certificado de dedetização. Prazo de 24 horas para comprovar a realização de dedetização junto à Autarquia.

12 - Burger King (Recreio Shopping): Sem especificação:3 kg de bacon. Ausência do certificado de dedetização. Determinada realização imediata e apresentação do certificado em 15 dias.

13 – Bob´s (Recreio Shopping): Ausência potabilidade da água. Prazo para apresentação do certificado 15 dias, porém determinada limpeza dos reservatórios de água e dedetização, imediatamente.

14 - Tropical Mix (Shopping Itaipu Multicenter): Estavam vencidos: 60 g de pão manteiga;100 g de molho rosé; 200 g pasta de ovos sem especificação. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação.

15 - Compão:(Shopping Itaipu Multicenter): Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação.

16 - Camarão Cia (Recreio Shopping): Ausência do certificado de potabilidade da água, determinando limpeza imediata dos filtros e prazo de 15 dias para apresentação do documento.

17 - Burger King (Boulevard Rio): Registro no Livro de Reclamações não enviado tempestivamente. Ausência certificado de dedetização. Determinada a realização imediata e comprovação.

18 - Billy The Grill (Recreio Shopping): Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação.

19 – Botsuana (Jardim Guadalupe): Havia 40 litros (barril 50) de chope vencido em 18/04/16. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação.

20 - Bon Buffet (Shopping Itaipu Multicenter): Ausência de Livro de Reclamações. Lixeiras sem tampa. Piso da cozinha quebrado. Freezer sem tampa. Prazo de 30 dias para reparo. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação.

21 - Quiosque Chopp Brahma (Shopping Itaipu Multicenter): Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação. No momento da fiscalização, não estava emitindo nota fiscal.

22 - Mister Pizza (Boulevard Rio): Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação.

23 – Koni (Jardim Guadalupe): Ausência de Livro de Reclamações.

24 - Chicken In (Jardim Guadalupe): Ausência de Livro de Reclamações.

25 - Quiosque Chopp Brahma (Jardim Guadalupe): Livro de Reclamações não autenticado.

26 - Extra(Shopping Itaipu Multicenter): Baratas próximo aos caixas e na área de preparo da padaria, que foi interditada até que seja sanado o problema e atestado pelo Procon através de nova vistoria.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil