Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua site Groupon por erro em informação em oferta

19.04.2016 - 10:05
groupon_1461071104.68.jpg

O Procon Estadual autuou o site de compras coletivas Groupon por um erro na informação em uma oferta de ingressos para o parque Rio Water Planet. Ao acessar o site, o consumidor era informado que a entrada poderia ser usada até 31 de maio de 2016. Mas, ao finalizar a compra, o cliente era encaminhado para a página de impressão do bilhete, que informava outras duas datas diferentes de validade: 25 de maio de 2016 e 31 de maio de 2017.

A informação não foi passada de maneira clara ao consumidor, como é determinado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). O Artigo 37 do CDC proíbe qualquer tipo de publicidade enganosa ou que induza o consumidor ao erro. Ainda de acordo com o Código,em situações dete tipo o problema tem que ser solucionado da maneira mais favorável ao consumidor. Nesse caso, deve prevalecer o maior dos três prazos de validade informados.

O Groupon tem 15 dias úteis, contados a partir do recebimento da notificação, para apresentar a sua defesa. Caso o prazo não seja cumprido ou os argumentos não sejam aceitos pelo Setor Jurídico do Procon Estadual, o consórcio poderá receber uma multa, cujo valor pode chegar à casa dos R$ 9 milhões.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil