Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 12 churrascarias do centro do Rio

18.04.2016 - 17:34
20160418_124007edt_1461011682.12.jpg

O Procon Estadual, ligado à SecretariadeEstadodeProteção e Defesa do Consumidor, realizou, nesta segunda-feira (18/04), a Operação Navalha na Carne, que tem o objetivo de fiscalizar churrascariasno Centro do Rio.Os fiscais verificaram as instalações de 14 locais. Foram emitidos 11 autos de infração e um auto de constatação. Apenas dois estabelecimentos não foram autuados. Cerca de 20kg de alimentos e 7 litros de bebidas impróprios ao consumo foram descartados.

O restaurante Monchique Churrascaria, localizado na Rua Visconde de Inhaúma, 62, foi autuado por armazenar, sem especificação de sua validade, cerca de cinco quilos de alimentos, entre molho rose, muçarela, presunto, batata rostie e penne cozido. Os fiscais deram ao estabelecimento 20 dias para o conserto e ajustes na cozinha do piso quebrado, ralos abertos e sem dispositivo de fechamento e duas lixeiras sem tampa. Não foi apresentado à fiscalização o certificado do Corpo de Bombeiros, que deverá ser apresentado na sede da Autarquia em um prazo de15 dias. O certificado de potabilidade da água também não foi mostrado e os fiscais determinaram a limpeza imediata dos filtros do estabelecimento e 24 horas para apresentação do laudo da água usada.

Na Churrascaria Nova Rosário, na Rua do Rosário, 156, havia 10 cilindros de gás conectados no interior do estabelecimento. Apesar de possuir o certificado de Corpo de Bombeiros, este não mencionava autorização para uso de gás. Além disso não havia laudo de exigências dos Bombeiros, que deverá ser apresentado no Procon em 15 dias. Já no restaurante Zanneti - antigo Biasibetti – localizado na mesma rua, no número 142, havia 16 cilindros conectados e oito armazenados em local arejado.O restaurante possuíao certificado e o laudo de exigências de Corpo de Bombeiros, mas em nenhum deles havia autorização para uso de gás.Em auto de constatação, foi dado prazo de 15 dias para apresentação dos documentos. Ambos os restaurantes serão oficiados ao Corpo de Bombeiros para providências cabíveis.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Demi Glace (Rua do Lavradio, 100 – Lapa) e Avenida Rio Brasa (Av. Rio Branco, 277 – Centro).

Balanço da Operação Navalha na Carne

1 - Centro Grill (Beco Bragança, 37): Sem especificação de validade: 2kg e 400g de queijo minas; 230 g de doce romeu e julieta; 300 g de presunto processado; 290 g de azeitona processada; 600 g de preparado de molho a campanha; 1kg e 900g de legumes processados para salada. Encontradas três lixeiras sem acionamento por pedal. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação. Ausência de protetor na pista de alimentos do buffet de self-service.

2 - Churrascaria Maracanã (Rua do Acre, 26): Ausência de pedal na lixeira. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação. Ausência de protetor na pista de alimentos do buffet de self-service. Havia 4 kg de lula sem especificação quanto a manuseio e validade.

3 - Dom Cavalcanti (Rua Riachuelo, 184 - Lapa): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação.

4 - Churrasqueto Central (Av. Rio Branco, 156 sobre loja 2): Ausência de autenticação do Livro de Reclamações.

5 - Central Grill - Monchique (Rua Visconde de Inhaúma, 62): Sem especificação de validade:1kg de molho rose; 150 g de muçarela; 1 kg de presunto; 2 kg de batata rostie; 1 kg de penne cozido. Piso quebrado na cozinha. Ralos abertos e sem dispositivo de fechamento. Duas lixeiras sem tampa. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação. Ausência de certificado de potabilidade da água. Determinada limpeza imediata dos filtros e 24 horas para apresentação de laudo da água. Prazo de 20 dias para consertos do piso da cozinha e limpeza.

6 - Restaurante Espadeiro (Rua México, 148): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação. Ausência de certificado de potabilidade da água. Determinada limpeza imediata dos filtros e 24 horas para apresentação de laudo da água. Lixeira sem pedal.

7 - Málaga (Rua Miguel Couto, 121): Sem especificação de validade:70g de muçarela;1kg e 150g de filé de frango; 1kg e500g de repolho.

8 - Churrascaria Nova Rosário (Rua do Rosário, 156): Encontrados 10 cilindros de gás GLP conectados no interior do estabelecimento. Apesar de possuir o certificado de Corpo de Bombeiros, este não menciona uso de gás.Ausência do laudo de exigências dos Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação.Será oficiado ao Corpo de Bombeiros para providências que entender.

9 - Zanneti - antigo Biasibetti (Rua do Rosário, 142): Havia16 cilindros conectados e 8 armazenados em local arejado.Apesar de possuir o certificado e laudo de exigências de Corpo de Bombeiros, ambos não mencionam autorização para uso de gás.Em auto de constatação, foi dado prazo de 15 dias para apresentação dos documentos. Será oficiado ao Corpo de Bombeiros para providências que entender.

10 - Monte Gordo Galeto (Rua Senador Dantas, 44): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação.

11 - Galeto Belfrango (Rua Miguel Couto, 105): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação. Sem informações de validade: 1 kg e 500g de carré; 1kg de bacon; 400g de lombinho. Ferrugem no freezer.

12 - Boteco do Professor (Rua Uruguaiana, 200): Encontrados 6 litros e 700ml de chope em barril de 30 litros, vencido em 15/04/16, e 2kg de carne moída sem informação quanto à validade. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil