Procon Estadual autua 19 agências bancárias do Centro e da Zona Norte
03.07.2015 - 17:48
O Procon Estadual autuou nesta sexta-feira (03/07) 19 agências bancárias na terceira etapa realizada esta semana da Operação Tio Patinhas. Foram fiscalizados bancos no Centro e na Zona Norte do Rio. Todas as 21 agências vistoriadas já haviam sido alvo de operações anteriores. Desta vez, apenas agências daCaixa Econômica Federal da Av. Rio Branco, 39, e do HSBC da Av. Visconde de Inhaúma, 58, ambas no Centro, não apresentaram irregularidades.
A irregularidade mais encontrada desta vez foi a mesma das outras etapas da operação realizadas nesta semana: 19 agências bancárias não disponibilizava aos consumidores cópias de seus contratos e documentos de prestação de serviços na linguagem internacional para cegos: o Braille. Das 80 agências vistoriadas na semana, 61 não apresentavam esta acessibilidade ao deficiente visual.
Algumas agências vistoriadas desrespeitaram determinações da LeiMunicipal 5254/2011: cinco delasnão possuem assentos preferenciais na quantidade mínima exigida pela LeiMunicipale outras seis não respeitam o tempo de atendimento de até 15 minutos. Em uma destas agências -Santander da Rua Maria de Freitas, 103, em Madureira -os fiscais registraram uma espera de quase duas horas para serem atendidos.
Balanço da Operação Tio Patinhas
1 - Itaú (Praça Nossa Senhora do Amparo, 32 – Cascadura): Ausência da escala de funcionários de forma completa, apenas horário dos caixas. Atendimento não é realizado por meio de senhas numéricas. Ausência do dispositivo de segurança entre os caixas e o público. Ausência de cadeira de rodas. Ausência de guarda volumes. Ausência do Livro de Reclamações. Autenticação de documentos é feita em documento diverso. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Assentos preferenciais em número inferior ao exigido. Ausência do cartaz com o teor da Lei 5254/11.
2 - Safra (Av. Rio Branco, 80 - Centro): Assentos preferenciais em número inferior ao exigido. Ausência do cartaz com o teor da Lei 5254/11. Ausência da escala de trabalho de funcionários. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille.
3 - Caixa (Rua Dias da Cruz, 535 – Méier): Ausência do dispositivo de segurança entre os caixas e o público. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille.
4 - Itaú (Rio Branco, 185/A – Centro): Ausência de cadeira de rodas. Ausência do cartaz referente à lei 5602/13 informando haver banheiro disponível. Atendimento não é realizado por meio de senhas numéricas. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille.
5 - Banco do Brasil (Rua Sidônio Paes, 63 – Cascadura): Tempo de espera para atendimento de 26 minutos. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Banheiro em local restrito. Autenticação de documento feita em documento diverso.
6 - Santander (Rio Branco, 85 - Centro): Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Ausência do Livro de Reclamações.
7 - Bradesco (Rua Dias da Cruz, 240 – Méier): Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de guarda volumes.
8 - Caixa (Rua Carvalho de Sousa, 283 – Madureira): Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille.
9 - Santander (Rua Maria de Freitas, 136 – Madureira): Ausência de guarda volumes. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Assentos preferenciais em número inferior ao exigido.
10 - Itaú (Rua Silva Rabelo, 10 – Méier): Ausência do dispositivo de segurança entre os caixas e o público. Ausência de guarda volumes. Atendimento não é realizado por meio de senhas numéricas. Assentos preferenciais em número inferior ao exigido. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Ausência do Livro de Reclamações.
11 - Santander (Rua Maria de Freitas, 103 – Madureira): Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Tempo de espera para atendimento de 1 hora e 50 minutos. Ausência do cartaz com o teor da Lei 5254/11.
12 - Santander (Av. Rio Branco, 70 - Centro): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille.
13 - Citibank (Av. Rio Branco, 245 - Centro): Ausência de cadeira de rodas. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille.
14 - Bradesco (Av. Pres. Vargas, 583 - Centro): Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Ausência do Livro de Reclamações. Tempo de espera para atendimento de 21 minutos.
15 - Bradesco (Rua Maria de Freitas, 73 – Madureira): Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Tempo de espera para atendimento de 1 hora e 28 minutos. Ausência do guarda volumes. Ausência do Livro de Reclamações.
16 - Bradesco (Estrada do Portela, 175 – Madureira): Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Ausência do Livro de Reclamações. Tempo de espera para atendimento de 1 hora e 9 minutos.
17 - Bradesco (Rua Sidônio Paes, 19 – Cascadura): Tempo de espera para atendimento de 47 minutos. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Ausência do Livro de Reclamações.
18 - Itaú (Rua Silva Rabelo, 18-A - Méier): Ausência de guarda volumes. Atendimento não é realizado por meio de senhas numéricas. Assentos preferenciais em número inferior ao exigido. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Ausência do Livro de Reclamações.
19 -Bradesco(Av. Rio Branco, 181 - Centro): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille.Ausência de guarda volumes.