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Procon Estadual autua 21 agências bancárias no Rio

01.07.2015 - 19:26
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O Procon Estadual realizou nova etapa da operação Tio Patinhas, nesta quarta-feira (01/07), nas zonas Norte e Sul do Rio. O objetivo foi, entre outros, verificar a qualidade da prestação do serviço nas agências. Os fiscais autuaram 21 estabelecimentos dos 27 vistoriados.

Uma irregularidade comum encontrada pelos fiscais foi referente a falta de acessibilidade. O Decreto 6949/09 impõe aos bancos a obrigação de dispor de versões dos contratos em Braille e 12 das 21 agências autuadas não possuíam estes contratos.

Além de infringirem o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a maioria dos bancos autuados na vistoria de hoje cometeram diversas irregularidades que constam da Lei Municipal 5254/2011: quantidade de assentos disponibilizados inferior à exigida, ausência de cartaz com a escala de funcionários da agência,falta de dispositivo de senhas e o desrespeito ao tempo máximo aceitável de espera na fila. Na agência do Banco do Brasil, localizada na Rua Joana Angélica, 124, em Ipanema, os consumidores chegaram a esperar 47 minutos para serem atendidos.

Agências que não possuíam irregularidades no momento da fiscalização: Banco do Brasil, localizada na Rua Visconde Inhaúma, 74, no Centro; Caixa Econômica Federal, da Av. Rio Branco, 1 e 138, e da Rua Visconde de Pirajá, 357; HSBC da Av. Rio Branco, 108 e da Rua Vinicius de Morais, 71.

Balanço da Operação Tio Patinhas:

1 - Santander (Av. Rio Branco, 1- lj1e): Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações.

2 - Santander (Rua visconde de Pirajá, 623): Ausência dos 15 assentos prioritários. Ausência de sanitário disponível para os consumidores. Não possui guarda volumes. Não possui contrato em Braille. Ausência do Livro de Reclamações.

3 - Santander (Rua Visconde de Pirajá, 585 - Ipanema): Ausência de contrato em Braille. Tempo de fila extrapolou o limite legal em 5 minutos.

4 - Bradesco (Rua Barão de Mesquita, 950 - Grajaú): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz informativo sobre a existência de cadeira de rodas. Ausência de contrato em Braille.

5 - Banco Itaú (Av. Rio Branco, 18): Havia somente seis assentos preferenciais. Não havia guarda volumes.

6 - Banco Itaú (Rua Barão de Mesquita, 982 - Grajaú): Ausência de assentos preferenciais em mínimo determinado em lei, a agência possui apenas 13 assentos. Ausência da escala de funcionários de forma completa, apenas horário dos caixas. Ausência de senhas numéricas para atendimento. Ausência do dispositivo de segurança entre os caixas e o público. Ausência de cadeira de rodas. Ausência de guarda volumes. Ausência do livro de Reclamações. Autenticação de documentos é feita em documento diverso. Ausência do contrato em Braille.

7 - Banco do Brasil (Rua Barão de Mesquita, 1043 - Grajaú): Tempo de atendimento em 31 minutos. Autenticação de documentos é feita em documento diverso. Ausência do contrato em Braille.

8 - Banco Itaú (Rua Visconde de Pirajá, 451): O atendimento não é feito por senha, é feito por ordem de chegada onde os consumidores aguardam em pé na fila e sem controle do tempo de espera. Ausência dos 15 assentos prioritários. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do guarda volumes. Ausência de contratos em Braille.

9 - Bradesco (Rua Visconde de Pirajá, 414 - Ipanema): Ausência de contratos disponíveis em Braille. Ausência do livro de reclamações.

10 - Banco Itaú (Av. Rio Branco, 86): Possuía apenas nove assentos preferenciais. Autenticação de documentos é feita em documento diverso. Ausência de guarda volumes. Escala de trabalho exposta continha apenas o horário dos caixas. Atendimento por ordem de chegada.

11 - Banco do Brasil (Rua Joana Angélica, 124 - Ipanema): Tempo de espera em fila de 47 minutos. O banco não disponibiliza de contrato em Braille.

12 - Caixa Econômica Federal (Boulevard 28 de Setembro, 264 - Vila Isabel): Ausência do dispositivo de segurança entre os caixas e o público. Ausência do contrato em Braille.

13 - Caixa Econômica Federal (Boulevard 28 de Setembro, 274 - Vila Isabel): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do contrato em Braille.

14 - SAFRA (Rua Visconde de Pirajá, 240 - Ipanema): Ausência de assentos preferenciais. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de contrato disponível em Braille.

15 - Citibank (Rua Visconde de Pirajá, 250): Tempo de espera superior ao limite legal. Ausência de informação na senha sobre o número da agência. Ausência dos 15 assentos preferenciais. Ausência de contrato disponível em Braille.

16 - Bradesco (Av. Rio Branco, 116): Ausência de Livro de Reclamações.

17 - Banco Itaú (Boulevard 28 de Setembro, 293 - Grajaú): Ausência da escala de funcionários de forma completa, apenas horário dos caixas. Ausência de senhas numéricas para atendimento. Ausência do dispositivo de segurança entre os caixas e o público. Ausência de cadeira de rodas. Ausência de guarda volumes. Ausência do livro de reclamações. Autenticação de documentos é feita em documento diverso. Ausência do contrato em Braille. Tempo de atendimento em 34 minutos. Ausência de cartaz disponibilizando sanitários.

18 - Santander (Boulevard 28 de Setembro, 295 - Vila Isabel): Ausência do Livro de Reclamações. Apesar de possuir guarda volumes, foi informado que o mesmo é restrito por possuir apenas três chaves. Agência possui apenas sete assentos prioritários. Ausência do cartaz da Lei Municipal 5254/11. Ausência do contrato em Braille.

19 - Banco do Brasil (Boulevard 28 de Setembro, 306 - Vila Isabel): Ausência do dispositivo de segurança entre os caixas e o público. Ausência do contrato em Braille. Autenticação de documentos e feita em documento diverso. Sistema inoperante impossibilitando a realização de alguns serviços.

20 - Bradesco (Av. Rio Branco, 277, ljb): Ausência de Livro de Reclamações.

21 - Banco do Brasil (Av. Rio Branco, 142): Tempo de atendimento em 38 minutos. Autenticação de documentos é feita em documento diverso.
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