Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual dá novo esclarecimento sobre venda de lâmpadas incandescentes

01.07.2015 - 18:32
1024143_large_1435786330.73.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, esclarece que, apesar de lâmpadas incandescentes de 60W ainda poderem ser comercializadas no Brasil, em levantamento realizado com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), estas já não são fabricadas no país. Assim sendo, nenhuma lâmpada deste tipo deverá ser encontrada a venda no mercado.

Segundo o § 2º do Artigo 11 da Portaria Interministerial 1.007/2010, que regulamenta a fabricação e venda de lâmpadas incandescentes no país, as lâmpadas do gênero de 60W com eficiência mínima de 20 lm/W ainda poderiam ser comercializadas por um ano, mas elas já não são fabricadas no Brasil e os produtos que poderiam ser importados para nosso mercado também não alcançam esta medida de eficiência. Sob o ponto de vista legal, estas lâmpadas poderiam ser vendidas, mas, pelo aspecto técnico, elas não são encontradas no mercado.

A mudança tem o objetivo de adequar o gasto de energia das lâmpadas aos níveis de consumo e eficiência estabelecidos pela Lei 10.295/2001. As lâmpadas incandescentes estão deixando de ser fabricadas e vendidas no Brasil cedendo seu espaço às lâmpadas fluorescentes compactas, que consomem menos energia e duram mais.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil